Amadorismo nas marcas, o inimigo silencioso do seu negócio.Você voaria em um avião construído por um autodidata? Feito por um amador? Primeiramente, na etimologia da palavra, amador significa:
1. Aquele que ama ou que gosta muito de algo ou de alguém. Amante, apreciador.
2. Aquele que, por gosto e não por profissão, exerce qualquer ofício ou arte.
3. Que revela inexperiência em algum assunto ou atividade. Sem experiência no que se propõe a fazer, curioso. Quem não tem um hobby, que pratica para si, mas não tem a menor pretensão de competir com isso? Seja um esporte, uma coleção, um hábito. Apenas por prazer. Amadorismo.
Mas ter uma marca não é lazer. É o que lhe gera dinheiro e conforto.
Entretanto, quando se trata de segurança, a maioria das pessoas preferem confiar em uma companhia aérea estabelecida e com experiência comprovada na construção de aviões. O mesmo pode ser aplicado a outros setores – os consumidores tendem a confiar mais em marcas que transmitem profissionalismo e qualidade.
Porque é essencial que as empresas invistam em uma identidade visual forte e consistente para evitar “acidentes”, ou seja, que seus clientes questionem sua credibilidade e confiança.
Aliás, a falta de consistência na identidade visual também pode ser um problema. Se sua marca não apresenta uma aparência uniforme em todas as suas plataformas de marketing, como site, redes sociais e materiais impressos, isso pode confundir os clientes e enfraquecer sua mensagem.
Em tempos de terra sem lei, é necessário separar o joio do trigo. Porque existem aventureiros do digital, batem na tecla, como se branding fosse ter uma marca apenas aqui na internet.
Quando entrevisto um cliente, pergunto: – Como estão seus materiais impressos? – Como está sua mensagem nestes materiais? – O relacionamento com seu cliente? – Seu preço está comunicando o quê? – Onde sua ou suas lojas ficam? – Seus funcionários estão treinados? – Qual gatilho ou incentivo para as pessoas comprarem de você? – Qual seu espírito heróico e seu diferencial? – Qual a sua postura como empresário? – Que estratégias você já vêm utilizando? O branding vai muito além do digital.
Afinal, se você deseja construir um negócio de sucesso, é fundamental que sua marca tenha uma aparência profissional. Caso contrário, uma marca fraca que pareça pouco profissional, pode sabotar completamente sua estratégia de negócios. A aparência amadora pode minar a credibilidade e a confiança que os clientes têm em seu negócio.
Uma marca que não transmite profissionalismo, os consumidores podem questionar a qualidade de seus produtos ou serviços, além de considerar que você não tem experiência suficiente no mercado. Isso é um fato. A aparência amadora da sua marca também pode prejudicar sua estratégia de marketing.
Igualmente, se seus materiais de marketing, como cartões de visita, folhetos ou anúncios, site, outdoors, parecem pouco profissionais, você pode perder oportunidades de atrair novos e ótimos clientes. As pessoas podem simplesmente ignorar sua mensagem ou, pior ainda, presumir que sua empresa não é legítima.
Não dê ouvidos ao amadorismo nas marcas
No entanto, é crucial que sua marca tenha uma aparência profissional e consistente em todas as plataformas. Então, investir em uma identidade visual forte e profissional e em materiais de marketing de qualidade pode ajudá-lo a atrair clientes e garantir o sucesso do seu negócio. Embora isso pareça inofensivo, não permita que o amadorismo atrapalhe seu sucesso.
Só para exemplificar, tenha um projeto profissional, como este case aqui.
Aliás, trabalhar com amadorismos, achismos, sem cronograma saudável, sem planejamento, sem uma pesquisa relevante e sem contar com a ajuda de profissionais experientes, são decisões que têm tudo para dar errado.
Pois, se você está tentando construir um negócio de sucesso, a última coisa que você quer é ter uma marca amadora sabotando sua estratégia. Uma marca amadora pode prejudicar seriamente a imagem do seu negócio e minar todos os seus esforços para atrair clientes.
Portanto, lembre-se do exemplo do avião. Ele precisa te levar com sucesso de ponto A até ponto B, pois precisa ter segurança e confiança.
E não será com uma marca amadora que você chegará lá.