As marcas são grandes intangíveis que ajudam todo negócio a prosperar. Transformar seus serviços e produtos em uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Mas tem como fazer isso de uma forma mais consciente?
Há um bom tempo atrás, durante a pós em Branding, acabei descobrindo através de grandes mestes, a bibliografia “Capitalismo Consciente”, um grande best seller do New York Times.
Ele relata o que corporações e marcas como o Google, a Southwest Airlines, o Whole Foods Market, a Costco, a Patagonia, a The Container Store e a UPS têm em comum.
Segundo os autores deste livro, todas elas incorporam em sua gestão de marca possuem alguns aspectos construtivos e promissores do capitalismo, atuando de maneira a criar valor não só para si mesmas, mas também para seus clientes, funcionários, fornecedores, investidores, a comunidade e o meio ambiente.
Em Capitalismo consciente – O espírito heroico dos negócios, os autores descrevem a importância da atuação dos líderes e do comprometimento do demais profissionais com essa proposta inovadora, para o bem da realidade corporativa e da sociedade como um todo.
Detalham ainda como algumas empresas aplicam os quatro princípios da abordagem (propósito maior, integração dos stakeholders, liderança consciente e cultura e gestão conscientes) na construção de estruturas sólidas e lucrativas.
O livro é uma proposta muito interessante e sólida propondo a livre iniciativa, em uma relação ganha-ganha tanto para os profissionais como para as empresas que apostam em um futuro mais cooperativo e mais humano.