Como construir uma marca de hamburgueria? Muita gente não sabe por onde começar uma marca e vamos mostrar por onde passamos até chegar em um resultado único e exclusivo. Este caso que vamos apresentar é um dos que mais nos orgulhamos do ponto de vista “processo criativo”. A estratégia correta sempre começa pelo nome. Neste caso, passamos pela nossa metodologia de branding que envolve três etapas: Discovery, Connection e Construction. Primeiramente fizemos um mergulho sobre a história do hambúrguer, como foi o seu surgimento.
Conforme diz o Tim Brown, CEO do Ideo, a pesquisa de design é uma ferramenta de inspiração. Os profissionais ganham empatia ao olhar o mundo através dos olhos das outras pessoas, com o objetivo de entender as coisas nos níveis social, cultural, cognitivo, emocional e físico. Esses profissionais constantemente buscam por inspiração nessas pesquisas.
E lá fomos nós entender sobre tudo isso. Existem relatos sobre a história do hambúrguer, que ele foi inventado nos Estados Unidos, por imigrantes alemães, que embarcaram no porto da Hamburgo rumo aos Estados Unidos. Note a semelhança com o nome do hambúrguer… Há relatos de um inglês chamado de Jhon Mon- tagu, intitulado como quarto conde na cidade de Sandwich na Inglaterra, apontado como o primeiro inventor do lanche, pois em 1762, ele teria experimentado carne moída, entre duas fatias pão, durante uma de suas partidas de bridge, jogo de cartas popular entre os britânicos, conforme narra o livro Hambúrguer: uma história global, escrito por Andrew F. Smith, professor de história da culinária em Nova York.
Conforme relatos de historiadores, os primeiros a apreciarem o hambúrguer nos Estados Unidos, foram os marinheiros, para mastigarem algo enquanto trabalhavam arduamente.
Conforme narra a história do hambúrguer, ele foi criado para suprir uma necessidade da época, onde as pessoas estavam como menos tempo livre para preparar seus alimentos, devido ao grande avanço da industrialização nos Estados Unidos e uma grande demanda de trabalho, com isso os cidadãos americanos tinham muito trabalho e menos tempo para preparar suas refeições, por este motivo houve a necessidade de criar um tipo de comida rápida e fácil de preparar, hoje popularmente conhecida como fast food.
Então foi criado o hambúrguer, que na época continha apenas pão e carne moída. Esta invenção deu tão certo, que ela continua presente na vida da maioria das pessoas que costumam comer em lanchonetes de fast food nos dias atuais.
Homem das cavernas é um estereótipo anacrônico baseado nos seres humanos da Pré-história, o termo é usado coloquialmente para se referir ao Homem-de-neandertal e tem origem de suposições sobre a associação entre os primeiros seres humanos e as cavernas, mais claramente demonstrado em pinturas rupestres.
Os homens das cavernas são muitas vezes representados como viver com dinossauros na cultura popular, apesar dos dinossauros terem sido extintos no final do Período cretáceo, cerca de 65 milhões de anos antes do surgimento da espécie humana.
Com base nisso, chegamos em alguns atributos de marca que foram fundamentais para concluir as etapas inspiracionais do projeto e assim construir uma marca de hamburgueria, assim como em outros projetos. Vejam eles a seguir:
Após isso, partimos para uma construção de hipóteses, com desenvolvimento de listas que correspondessem melhor nossa pesquisa de branding. E o nome escolhido por nós e aprovado com louvor pela diretoria da empresa foi este:
A ideia era trazer algo irreverente e que nos permitisse “plotar” elementos fortes na concepção de sua identidade visual. Com base nisso elaboramos diversos sketches à mão personalizando o nome através de um símbolo nunca pensado antes. E entre tantas opções, decidimos propor a caveira em forma de chamas, o que tornou o símbolo muito forte.
Ainda houve a elaboração de uma textura típica baseada nas pinturas rupestres, aquelas dos interiores das cavernas que contavam o dia-a-dia dos ancestrais, para enaltecer e fortalecer a identidade de marca e utilizada como apoio em diversos pontos de contato da marca, como embalagens, sacos e papéis de parede.
E você? O que achou deste resultado? Curtiu? Mande para mais amigos conhecerem!